Dezembro 2021
Queridas leitoras,
Chego a este dezembro 2021, sinto que foi o ano mais marcante da minha vida.
A minha caçula, foi diagnosticada com TEA, o segundo diagnóstico num espaço de 5 anos. Certamente, que vivi uma repetição desde daquele mesmo momento que vivi anteriormente, com a filha mais velha. O meu coração sempre soube, mas verdadeiramente nunca estamos preparadas, nem para um diagnóstico, quanto mais para dois. Senti que o chão desabou, o coração sangrou. Imaginem-nos a percorrer repetidamente o mesmo percurso da primeira vez: choque, negação, raiva, integração e aceitação. É a circunstância da vida, eu com uma posição Cristã, hoje aceito com benevolência tudo aquilo que Deus me proporciona, principalmente a oportunidade de ser mãe de duas meninas tão especiais.
Encaro as perturbações do Desenvolvimento infantil, como a Missão da minha vida. Se já era com o primeiro diagnóstico, a vinda de um segundo ajudou ainda mais a assumir esse papel.
A nós, pais, e principalmente às nossas crianças com perturbações do Desenvolvimento Infantil, numerosos apoios escasseiam. É certo que um longo caminho tem sido percorrido, mas no quotidiano, nós bem sabemos as angústias pelas quais passamos, sozinhas, sem orientação, entre erros e acertos. Mas lá vamos aprendendo, crescendo e amadurecendo as nossas ideias.
Ao longo dos anos, vivenciei situações complexas, com a mais velha, lado a lado como: o bullying e a indiferença. No entanto, mas também tive a oportunidade, de privar com pessoas maravilhosas, cujo nível de entendimento da questão e apoio que nos prestaram foram sensacionais para ultrapassarmos. Existem seres humanos bondosos, com compaixão, pragmáticos, em todas os sectores da nossa sociedade, nas perturbações do desenvolvimento também (escolas, infantários, instituições de saúde, etc.).
Esses mesmos seres humanos perseveram connosco durante as dificuldades, estão sempre presentes, a nível pessoal acompanham-me nesta jornada. A minha Educadora Estrelinha, o Professor de Primeiro Ciclo, a Psicóloga, a Psicomotricista, o Terapeuta da Fala e a Professora de Ginástica Acrobática😊.
Manifesto um bem querer imenso por todos, e reconheço que nós as três (eu as minhas filhas) somos umas sortudas, e nem, sempre o percurso é afável para todos.
Também ao longo dos anos, e em especial desde que o” Voando Com o Coração “foi lançado, foram-me chegando, confidencias, de situações transgressoras, inadequadas e cruéis no que se refere às nossas crianças e as suas famílias. A quem confiou em mim, para desabafo, auxílio e encontro de respostas, o meu genuíno obrigada. Não só pela confiança, mas pelo papel que acima de tudo tiveram em mim, pois ao tentar corresponder, eu própria me amparei em vós.
É dando que se recebe, e eu certamente, recebi e aprendi muito convosco. A todos nós, pais, muita firmeza!
Por fim, mas não naturalmente, termino, desejando a todos um Feliz e Santo Natal. 1 Xi Coração Pipe.