Tempos Livres

Fortes

Sim somos fortes

Mães, nós sabemos por experiência própria que a nossa vida é multifacetada e complexa. Sabemos também que somos fortes e resilientes, mas somos seres humanos de “carne e osso” , quero com isto dizer que também temos sentimentos e emoções.
Inevitavelmente, todas nós passamos por uma crise, aquando dos nossos “especiais” diagnósticos, as nossas dimensões emocionais foram abaladas. O stress, a raiva, a negação, a depressão, fizeram em algum momento parte das nossas vidas. A maioria de nós, foi parar ao psicólogo ou ao psiquiatra. Eu fui…
Responder adequadamente a todas as exigências do quotidiano das minhas crianças, nem sempre é fácil, emocionalmente há dias em fico simplesmente off…
Há quem diga que a principal influência no desenvolvimento das nossas crianças, somos nós, e que sucesso na eficácia das intervenções está relacionada connosco!
Mas e se nós quebrarmos? Como será?? Certamente todas nós, já tivemos esse vislumbre…e não foi nada… apaziguante…
Vale o que vale, e para quem vale, mas eu, aprendi no meio de tantas exigências, a ter o meu tempo, o meu momento. É meu e somente meu, e faço com ele o que bem quiser e me apetecer.
Rezo, deito-me no sofá de “barriga para o ar”, leio, ponho a make up. Os meus 10 minutos diários são fundamentais, não se trata de um momento egoísta, mas de olhar para as minhas próprias necessidades e perceber, que esse momento é fundamental para meu bem-estar e equilíbrio emocional.
E a propósito disto, pergunto-me: será que eu poderia “domar” um leão por dia?
Sim até podia, mas seria realmente necessário?! (metaforicamente falando).

Post Scriptum: Este mês nos meus 10 minutos diários, encontro-me a ler um Livro Fabuloso: “Inês” da Maria João Fialho Gouveia, recomendo vivamente!