Pipe Távora

PIPE

Pipe Távora

Olá, sou a Pipe Távora e tenho 39 anos, sou licenciada em Community Development and Mental -Health. Defino-me perante a vida como mãe de três crianças ternurentas, alegres e maravilhosas. A vida surpreendeu-me com dois diagnósticos difíceis, com duas das minhas crianças filhos: hiperatividade e Deficit de Atenção (PHDA) e Espetro Autista (TEA).

Esse mesmo destino cruel, ensina-me continuamente a percorrer um longo caminho de superação, aprendizagem, adaptação, mas acima de tudo de amor incondicional. A maior dádiva que a vida me proporciona é ser mãe. As minhas duas crianças têm sem dúvidas inúmeras habilidades, ser PHDA ou TEA, é apenas uma das características que elas possuem. Um dos nossos problemas enquanto sociedade, é estarmos habituados a vislumbrar as banalidades e não as habilidades! E são tantas as habilidades que as nossas crianças possuem! É tão cómodo dizer: “ Ah, o meu filho e tal (a) está tudo bem, wow wow wow …( e não é gralha)” Um bom comportamento e boas notas são os objetivos de muitos pais para com os seus filhos, por mim falo, pois tenho um filho que se enquadra dentro dos parâmetros considerados “banais” para a sociedade. Contudo, o que no mais íntimo do nosso coração enquanto pais, tentamos nos convencer é que termos pouco ou nenhum trabalho, é fácil e cómodo para nós e queremos que assim se mantenha.

Sabemos que as nossas crianças “especiais”, irão requerer um pouco mais de atenção, preocupação, isso ninguém põe em causa. Mas para isso estamos cá nós, o sangue corre-nos nas veias e queremos evidentemente que as nossas crianças cheguem onde querem realmente chegar, e que acima de tudo sejam compreendidas, respeitadas, amadas e muito felizes!

Comumente chamos as minhas filhas de Borboleta e Coracãozinho.
1 Xi coração