Queridas mães, é com alguma perplexidade que em pleno século XXI, algumas pessoas vítimas de um profundo desconhecimento ou da total ausência de senso, se dirigem a nós e aos nossos filhos com comentários totalmente desnecessários, como por exemplo: “Ah…coitadinhos, deve ser difícil, puxa que chato… não fala? e tal? e qual … e tilmm e plimm?? Imagino a dimensão do vosso problema!”

Nesse exato momento, incorporo a pedagogia necessária a nível emocional e toda a assertividade de que me lembro, respiro e dou uma resposta o mais educada possível. Pois, acima de tudo é necessário, desconstruir mitos que são criados pela sociedade. Normalmente, questiono-me:  mas qual é problema? Será a perturbação da linguagem? Sabia que as alterações da fala e da linguagem é algo que pode ocorrer nestas faixas etárias?

No momento, exprimo-me sobre a experiência de Joe Biden, que só começou a falar aos 7 anos de idade, devido a uma gaguez musculosa. Isso ajuda-me a deixar algumas pessoas perplexas a olhar para mim, enquanto acrescento algumas evidências à conversa.   Acabo por voltar a questionar: Olhem hoje para o Joe Biden, parece-vos gago??  É só o Presidente dos Estados Unidos da América!!  Dou então, início à minha lista de casos notáveis de pessoas cuja Perturbação da Linguagem está documentada, como: George VI do Reino Unido, Winston Churchill, Charles Darwin, Isaac Newton e Machado de Assis.

Parece-vos mal? Pois a mim também não.

De uma vez por todas, fica a dica de uma mãe com muito carinho, se não fazem a mínima ideia do que estão a dizer, é preferível não dizerem nada. A mim, aconteceu-me muito recentemente, e por mais que diga, que estou “blindada” a determinados comentários, não deixo de ser um ser humano “de carne e osso”, existem pessoas emocionalmente mais frágeis. Mas uma coisa posso garantir, com mais ou menos vulnerabilidade, nunca perderei uma única oportunidade de consciencializar os outros.

Por fim, mas não naturalmente, é tão simples quanto isto: cada criança tem o seu próprio ritmo de desenvolvimento.

1 Xi Coração Pipe.

Voando com o Coração
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.