Queridas mães, é com alguma perplexidade que em pleno século XXI, algumas pessoas vítimas de um profundo desconhecimento ou da total ausência de senso, se dirigem a nós e aos nossos filhos com comentários totalmente desnecessários, como por exemplo: “Ah…coitadinhos, deve ser difícil, puxa que chato… não fala? e tal? e qual … e tilmm e plimm?? Imagino a dimensão do vosso problema!”
Nesse exato momento, incorporo a pedagogia necessária a nível emocional e toda a assertividade de que me lembro, respiro e dou uma resposta o mais educada possível. Pois, acima de tudo é necessário, desconstruir mitos que são criados pela sociedade. Normalmente, questiono-me: mas qual é problema? Será a perturbação da linguagem? Sabia que as alterações da fala e da linguagem é algo que pode ocorrer nestas faixas etárias?
No momento, exprimo-me sobre a experiência de Joe Biden, que só começou a falar aos 7 anos de idade, devido a uma gaguez musculosa. Isso ajuda-me a deixar algumas pessoas perplexas a olhar para mim, enquanto acrescento algumas evidências à conversa. Acabo por voltar a questionar: Olhem hoje para o Joe Biden, parece-vos gago?? É só o Presidente dos Estados Unidos da América!! Dou então, início à minha lista de casos notáveis de pessoas cuja Perturbação da Linguagem está documentada, como: George VI do Reino Unido, Winston Churchill, Charles Darwin, Isaac Newton e Machado de Assis.
Parece-vos mal? Pois a mim também não.
De uma vez por todas, fica a dica de uma mãe com muito carinho, se não fazem a mínima ideia do que estão a dizer, é preferível não dizerem nada. A mim, aconteceu-me muito recentemente, e por mais que diga, que estou “blindada” a determinados comentários, não deixo de ser um ser humano “de carne e osso”, existem pessoas emocionalmente mais frágeis. Mas uma coisa posso garantir, com mais ou menos vulnerabilidade, nunca perderei uma única oportunidade de consciencializar os outros.
Por fim, mas não naturalmente, é tão simples quanto isto: cada criança tem o seu próprio ritmo de desenvolvimento.
1 Xi Coração Pipe.