Caros leitores,

Subitamente, passaram-se anos do diagnóstico do plano de intervenção e quiçá aquilo que em parte sempre desejei, aconteceu. As medidas de suporte à aprendizagem e inclusão foram retiradas em contexto escolar, por acharem-se desnecessárias.

No encalço de dezembro de 2021, o cabeçalho do teste de matemática vislumbrava-se ao longe ao tirar da mochila, no entanto a pontuação foi de Muito Bom- 90%. Já   abeirada da folha de papel e bem nítida a pontuação, mergulhei numa imensidão de felicidade, com a anotação do professor “ És o meu orgulho e a melhor prenda de Natal! Parabéns! “…as lágrimas caíram-me pela face, a emoção despencou-me lado a lado à minha filha, no abraço mais terno de amor do mundo.

Ouvindo como sempre a voz do meu coração, partilho, hoje, em tom de motivação a todos os pais a nossa jornada. Tem sido um caminho de angústia e arrebatamento em torno da vida com Hiperatividade e Deficit de Atenção.

Recordo-me com exatidão o início do processo de diagnóstico:  a minha desconfiança inicial, o vigilante sinal do professor, consulta de medicina geral e familiar, pediatria, pediatria do desenvolvimento, psicomotricidade, terapia da fala e psicologia. Relembro inclusive, o meu ingénuo e fugaz espanto, quando o farmacêutico solicitou o meu documento de identificação civil para proceder à venda da primeira caixa de medicação. Mas como assim?? Apresentar o cartão de cidadão para comprar uma caixa de comprimidos?  Não, que é isto?

Muito ruído existia à nossa volta, hoje desmistifico tudo e aponto, que o sucesso em intervenção é um caminho de esforço, confiança e cooperação.  O nosso quotidiano, por vezes lembrava um labirinto, mas ela (filhota) é digna de uma bravura e força inquebrável. Onde a foi buscar, desconheço, a mim arrepia-me tamanha afoiteza, a psicóloga que a acompanha e todos que a conhecem corroboram da mesma opinião.

A minha filha, assim como qualquer criança possui imensas habilidades, a escola decidiu em concordância com os pais, retirar as medidas de Suporte à aprendizagem e inclusão, por consequência do seu inspirador percurso. Foi uma vitória, de todos nós, mas acima de tudo dela.

Por fim, mas não naturalmente, a mudança é um processo, não um acontecimento cerrado em si mesmo. Sabemos que ainda nada está garantido, mas percorreremos o nosso caminho, com amor e determinação, na confiança inabalável que Deus está sempre connosco.

1 Xi Pipe

Voando com o Coração
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.