Hoje é Dia da Mãe. De todas as Mães. Hoje dedico as todas as Mães que são Super Mães!!!

Estas Mães foram escolhidas. Têm um papel ainda mais gratificante nas suas vidas. Têm nas suas  mãos uma grande aprendizagem.

Os seus filhos têm super poderes, no entanto socialmente ainda vão vistos como diferentes.  Realmente são diferentes têm outra capacidade de percecionar o mundo.

As suas Mães são super Mães porque têm um desafio ainda maior. São mulheres que arregaçam  as mangas e lutam sempre pelo melhor do seu filho, como qualquer mãe/pai.

Quando geramos os nossos filhos nunca jamais pensamos em ter filhos que tenham algo que  seja diferente.

Cada vez mais chegam às creches crianças com perturbações do foro neurológico, como é o caso  do Autismo, Défice de atenção, da Hiperatividade ou transtorno de personalidade.

Capacitar cada vez mais os profissionais (auxiliares e professores) em saber lidar com estas  crianças, procurando formações e auxílio de outros profissionais. Criar acima de tudo uma rede  entre profissionais, pais e formação para que haja uma maior abertura de mente, sabedoria e  conhecimento.

Confesso que ao longo da minha licenciatura a área de saúde mental não era de todo do meu  interesse. Os anos passam e começamos a lidar a nível profissional e social com casos do foro  mental. Desperta-me o interesse em saber como são estas crianças, como é o seu mundo, quais  sãos as necessidades destes pais.

Equipas multidisciplinares em ação. Bem sabemos que o todo funciona mais do que o individual.  E a consciencialização para este mundo também. Todos nós somos responsáveis por um mundo  melhor. Todos nós temos o dever de contribuirmos para que seja menos diferenciado.

Às Super Mães Feliz Dia. Sintam-se gratas e procurem saber o para quê desta missão e não o  porquê.

Dra. Andreia Monteiro, Licenciada em Desenvolvimento Comunitário e Saúde Mental