A natação é uma atividade que quando bem administrada é indicada para crianças com necessidades especiais, principalmente o autismo.

Um dos motivos tem haver com a forte tendência para estas crianças sentirem uma forte atração pela água, esta mesma atração pode-se tornar perigosa, porque num momento de distração, é muito provável que possam acontecer acidentes e situações perigosas, porque muitas crianças com autismo, não resistem á água, assim sendo é recomendada a prática de natação, mais não seja por motivos de segurança e prevenção.

Mas não é só por motivos de segurança que a modalidade de natação é considerada altamente benéfica e a mais indicada, existem inúmeros benefícios conferidos pela modalidade em si, mas também pelas propriedades especificas da água que se ajustam á especificidade destas crianças tão sensíveis e tão especiais.

Estas crianças quando submersas em água, sentem-se confortáveis, e o motivo está relacionado com a diminuição de estímulos externos, sendo que se verifica uma diminuição ou cessação de efeitos sobre a hipersensibilidade táctil e auditiva o que lhes permite disfrutar, acalmar e sentirem-se bem.

Poderemos ainda apontar benefícios a nível motor (coordenação, equilíbrio e consciência corporal), cognição, cardiorrespiratória, ganho de força, diminuição das ações repetitivas ou ritualistas, aumento da sensibilidade aos documentos, noção do espaço no sentido em que trabalha em várias direções e ainda em cima e baixo, linguagem e a verbalização (vendo e interpretando exercícios).

Resumidamente,

Qualidade de vida.

Helder Pacheco,
Clube de Natação Desperta Record

Voando com o Coração
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.